Blog / Construção
Publicado em 20 de agosto de 2019

Tudo sobre telhas ecológicas

telhas ecologicas

É passado a época em que construção civil e sustentabilidade não se encontravam, nos dias atuais está cada vez mais comum produtos e projetos que visam edificações ecologicamente corretas. Por meio de pesquisas, a tecnologia aliada a preocupação com o meio-ambiente desenvolveu uma série de soluções para a construção civil. Neste post vamos falar de uma solução específica: telhas ecológicas!

Quando falamos em telha ecológica é normal associar a painel solar fotovoltaico, aquelas placas grandes que armazenam energia solar, mas não se trata da mesma coisa. Diferente do painel solar, a telha ecológica não armazena energia solar, mas é produzida de maneira sustentável e sob políticas ecológicas. 

Escolher uma marca de confiança

Aqui na Casas da Água trabalhamos com a marca Onduline, que produz as telhas a partir de um processo eco-friendly. Durante a fabricação é tudo estritamente controlado, inclusive o consumo de energia, só 4 kwh por m2. Outra coisa interessante é que a fabricação não gera resíduos perigosos, as plantas são equipadas com sistemas de tratamento de alto desempenho para efluentes gasosos e não emitem líquidos.

Telhas feitas com material reciclável

Você já percebeu que dá para construir uma infinidade de coisas a partir de material reciclável? As telhas não ficam de fora dessa tendência ecológica. A Onduline consegue produzir um trabalho de reciclagem de alta-tecnologia, mais de 50% da matéria-prima dos produtos é extraída da reciclagem de materiais, inclusive o EDP (Declaração Ambiental de Produto) atesta que a marca emite 3x menos CO2 por metro quadrado do que outros materiais como telhas de cerâmica/barro ou fibrocimento.

Benefícios de usar telhas ecológicas

A Telha Ecológica Onduline Stilo, material que comercializamos em nossas lojas, é desenvolvida com PPHR, tecnologia exclusiva de pré-pigmentação que prolonga a durabilidade da cor. Além dos benefícios estéticos, a sua vida útil média é de 25 anos, resultado da impermeabilização com resina e betume, que impossibilita a retenção de umidade, evita a criação de limo e inibe a proliferação de fungos no telhado. Ou seja, impede tudo que acaba com a bom funcionamento das telhas.

Além disso, esse tipo de telha absorve menos 1% de água da chuva, mantém ambientes até 2ºC mais frios em comparação às telhas de fibrocimento de 5 mm. Resiste a ventos de mais de 250 km/h, mesmo sendo mais leve que o normal. É mais fácil de transportar, içar e manusear. Não quebra, nem trinca e é resistente a quedas! Tudo isso com um apelo ecológico e baseada no “faça você mesmo” pois é muito fácil de instalar. 

Gostou do que encontrou aqui? Acompanhe a gente no Facebook e fique por dentro das novidades. 

Casas da Água

Siga-nos no @casasdaagua