Blog / Construção
Publicado em 11 de Janeiro de 2019

Qual o ar-condicionado ideal para sua casa?

O ar-condicionado se tornou um item indispensável na rotina de milhares brasileiros. As altas temperaturas em nosso país popularizou o uso do aparelho em ambientes domésticos, profissionais, estabelecimentos comerciais e espaços de lazer. Sobretudo no verão.

Antes tido como um vilão na conta de energia elétrica, hoje a tecnologia dos fabricantes de ares-condicionados evoluiu e temos aparelhos para os mais variados usos. A lógica de “quanto mais potente melhor” não se aplica. É preciso identificar o ambiente e o objetivo no qual o aparelho será instalado. O excesso de potência pode provocar desperdício de energia, assim como um aparelho de baixa performance não dará conta de grandes ambientes. Estes equívocos podem aumentar o consumo elétrico e desgastar o equipamento em questão, encurtando sua vida útil.

Para acertar na compra é fundamental calcular o índice mais próximo de BTUs. Esta é sigla técnica para “Unidade Térmica Britânica”, medida que determina a potência de refrigeração para cada ar-condicionado. O principal fator  é o tamanho do espaço, e para ajudar você nesta conta a Casas da Água preparou esta tabela:

Os valores da tabela garantem que o equipamento irá refrigerar o espaço fechado, de acordo com a metragem. Entretanto é preciso observar estes outros fatores:

Pessoas: A quantidade de pessoas no ambiente influencia na refrigeração. Para cada uma, adicione 600 BTUs ao cálculo.

Aparelhos eletrônicos: CPUs, notebooks, televisores e videogames aquecem o ambiente. Considere mais 600 BTUs se houver 2 ou 3 aparelhos ligados por longas horas no cômodo.

Lâmpadas: Incandescentes aquecem consideravelmente mais que as fluorescentes. Se no seu cômodo houver mais de 2 lâmpadas dessas adicione 800 BTUs.

Janelas: Caso haja mais de uma janela com incidência solar, sobretudo à tarde e sem cortinas, acrescente mais 600 BTUs ao seu cálculo.

Marca do equipamento: Observe o selo Inmetro de eficiência energética. Analise o aparelho tendo em mente que os selos A e B apontam para economia de consumo em relação aos C, D e E.

Considerando todos estes fatores você não errará na decisão do seu ar-condicionado. Para facilitar ainda mais a conta, a Springer, marca referência do produto, conta com esta calculadora  online gratuita de medição de BTUs.

Você encontra aparelhos da Springer, diversas opções de potências e profissionais qualificados para orientar a sua compra na Casas da Água. Afinal, ter uma casa arejada exige atenção, mas com nossa equipe auxiliando ficará fácil solucionar o problema com um equipamento de qualidade. Confira mais dicas para o seu lar clicando aqui.

Casas da Água

Siga-nos no @casasdaagua