Blog / Jardinagem
Publicado em 17 de setembro de 2019

Jardim externo na primavera: como cuidar

jardim externo primavera

Renascimento, juventude, cores e natureza são palavras que descrevem o sentimento de primavera. Durante essa estação o clima favorece o florescimento e as temperaturas mais altas proporcionam um melhor desenvolvimento do solo e de algumas espécies. Por isso, quem tem um jardim na área externa de casa vai perceber algumas mudanças importantes e inesperadas ao decorrer da primavera. Anota as dicas que vamos dar aqui embaixo para saber como cuidar do seu jardim nessa época do ano!

Prepare o jardim para a chegada da primavera

As flores vão surgir, mas precisam ser recebidas com amor e dedicação para crescerem saudáveis e bonitas. Como se preparar para a chegada da primavera? Comece com uma limpeza no jardim, primeiro tire todas as folhas secas e doentes. Depois corte rente ao caule as árvores, arbustos e galhos que não estão em sintonia com o conjunto, fazendo o que chamamos de podar.

A segunda parte é o momento de cuidar do solo, afofe toda a região deixando a terra areada e pronta para receber o adubo. Sabe aquele adubo orgânico feito em casa? É hora de usar ele! Se você ainda não começou a sua compostagem não tem problema, enquanto o adubo caseiro não fica pronto a solução é usar os químicos e produtos para enriquecer o solo vendidos em lojas de jardinagem e floriculturas. 

Outra necessidade da primavera: grama cortada, saudável e molhada. Faça aquele trabalho de retirar as ervas daninhas do caminho, corte a grama bem curtinha, use fertilizantes para alcançar os nutrientes necessários e regue com frequência e intensidade para ter uma grama verdinha e bonita. Também é importante regar o solo onde não há grama, só terra.

Cuidado com os insetos e pragas 

Não é só as plantinhas que amam a primavera, os insetos e pragas também adoram essa estação e vivem grudados nas folhas e caules, principalmente se o seu jardim é externo. Os mais comuns são: ácaros, moscas brancas, pulgões, cochonilhas, lagartas e formigas. Apesar deles serem parte da natureza, não são bons para o jardim porque vão comer todo o trabalho que você fez ali. A solução é investir em  inseticidas e pesticidas naturais ou químicos.

Os naturais são os mais recomendados, aliás, tudo que é natural é melhor para o seu jardim. Você pode preparar os inseticidas e pesticidas naturais em casa utilizando produtos simples como cravo-da-índia, pó de café, pimenta-do-reino e alho. Faça uma pesquisa e descubra qual inseto e praga tem mais chances de aparecer no seu jardim e fabrique a melhor solução.

A queridinha da primavera: bougainvillea

A bougainvillea é o sonho de qualquer jardim, em algumas regiões ela é até chamada de primavera, de tão charmosa e alegre que é! Suas flores são encontradas nas mais variadas cores como vinho, laranja, ferrugem, branco, rosa e algumas variações dos tons. É uma planta que gosta de calor, por isso floresce bem nessa época do ano e não suporta geadas. Você sempre vai encontrá-las em trepadeiras e plantadas diretamente no chão, quando plantadas em vasos tendem a diminuir.

Nossa dica para você é: encare o clima de primavera como a oportunidade para começar a cultivar a bougainvillea no jardim de casa! Não é difícil, vamos lá para as dicas: a bougainvillea gosta de luz, então encontre um cantinho que pegue sol nela. O solo para esse tipo de planta não pode reter muita água, então garanta uma boa drenagem antes de plantá-la. Na hora de cavar faça um buraco maior que o torrão da raiz, pelo menos um palmo a mais de largura e profundidade.

Pronto, bougainvillea plantada e agora é só continuar com a manutenção. Regue moderadamente, deixando o solo sempre úmido e nunca molhado. Fertilize pelo menos uma vez no ano, de preferência no começo da primavera. Se você optou por um vaso, siga todas as recomendações anteriores e durante o inverno coloque a planta dentro de casa. É isso, depois é só ir podendo com o passar dos meses e incentivando o crescimento em arames ou barbante se você quer que ela se torne uma trepadeira.

Está pronto para cuidar do seu jardim externo com essas dicas? Conta aqui para a gente como vai o seu jardim e nos acompanhe nas redes sociais!

Casas da Água

Siga-nos no @casasdaagua