Blog / Iluminação
Publicado em 05 de junho de 2018

Iluminação para a sua casa: dicas importantes para cada ambiente

iluminacao

A iluminação é responsável por agregar informações importantes ao repertório de sensações das pessoas em cada ambiente da sua casa. Um quarto, por exemplo, não pode ter a mesma configuração de iluminação de uma cozinha, que obviamente deve ser mais clara. Diante disso, cada ambiente deve ser pensado de forma personalizada.

No post de hoje vamos abastecer você com informações sobre a iluminação de cada ambiente. Pensando no bem estar dos moradores e também nas necessidades de cada local, avaliamos cada cômodo com precisão. Para entender melhor os detalhes que cada ambiente exige, preste atenção à lista abaixo.

Iluminação do Quarto

Luzes amarelas e quentes podem oferecer muito conforto ao ambiente de descanso. Procure fontes de luz indiretas, pois as fontes diretas, apesar de tornarem a iluminação mais uniforme, produzem um efeito mais aconchegante no quarto. Se você utilizará o ambiente para estudo, invista em um iluminação complementar no espaço. O mesmo serve para abajures, que podem estar dispostos ao lado da cabeceira da cama. Pense com carinho no seu quarto, ele deve ser extremamente aconchegante e tranquilo em todos os aspectos, garantindo o bem estar e boas noites de sono.

Iluminação da Sala

Criar um projeto funcional para esse ambiente exigirá um pouco mais de atenção. Por se tratar de um espaço de grande utilização, você precisa se preparar para fornecer opções para diferentes tipos de ocasião. Aposte em diferentes tipos de fontes: abajures, spots de luz, luminárias de mesa e de teto, além dos conhecidos lustres e pendentes (aprenda a utilizar pendentes aqui).

Utilize a iluminação para destacar os elementos da decoração da sua sala e lembre-se: pesquise, ouça opiniões e avalie com cuidado o estilo da sua decoração antes de começar o projeto para a sua sala. Ela é o primeiro lugar da casa que as pessoas conhecem e, normalmente, onde você mais passa o seu tempo.

Iluminação do Banheiro

O banheiro será um espaço utilizado para atividades que exigem de muita acuidade visual. Fazer a barba, no caso dos homens, e maquiar-se, no caso das mulheres, entre outros exemplos, podem ficar muito mais fáceis com um projeto de iluminação adequados.

Plafons são opções comuns para oferecer luminosidade uniforme. Arandelas e perfis de LED também são opções para criar um efeito intimista à iluminação do banheiro. Para a bancada da pia e cuba, trabalhe com pelo menos dois spots de luz.

Iluminação da Cozinha

A cozinha é o ambiente ideal para deixar a criatividade fluir no projeto de iluminação. Você pode criar um projeto com luminárias artesanais ou de diferentes materiais neste ambiente. Não deixe de aproveitar a iluminação natural da melhor forma possível e, se possível, invista em um sistema de controle de luminosidade. Assim, você consegue administrar luz e consumo de uma forma mais exata.

Utilize iluminação especial em armários, cantos dos ambientes e, principalmente, no local onde serão realizadas as refeições, caso sejam realizadas em uma mesa na cozinha.

Quer conhecer cada um dos dispositivos disponíveis para a iluminação da sua casa? Visite a Casas da Água e converse com um de nossos consultores. Eles estão prontos para demonstrar as melhores opções de iluminação para os seus ambientes.

Casas da Água

Siga-nos no @casasdaagua