Blog / Jardinagem
Publicado em 16 de Março de 2018

Cuidados básicos com o seu jardim

cuidados com jardim

Reunimos dicas fantásticas de cuidados com jardim para você mantê-lo lindo o ano inteiro. A primeira coisa que você deve saber é que um jardim saudável e cheio de vida exige muita dedicação e estudo: dedique tempo para conhecer as espécies de plantas que tem em casa e também para seguir os passos que as mantém saudáveis. Descubra detalhes que fazem toda a diferença no dia a dia do seu jardim!

Com que frequência devo podar as minhas plantas?

Observe a planta que cresce perto de você para podá-la da melhor forma. Folhas amareladas e galhos secos podem ser retirados constantemente, assim como a poda que dirige o sentido que as folhas crescem, criando formatos e adaptando árvores e plantas ao seu espaço e gosto. Árvores frutíferas devem ser podadas para crescerem com mais força e darem frutos.

Como regar as minhas plantas?

Existe uma regra de ouro nesta etapa: nunca regue as plantas sob o sol do meio dia. O excesso de calor faz com que a água evapore muito rápido, não permitindo que a planta a absorva corretamente. É importantíssimo que a rega aconteça no começo da manhã ou no fim da tarde! Lembre-se que tanto o excesso quanto a falta de água podem matar as plantas, por isso conhecer as espécies que você possui é essencial para dominar os cuidados com o seu jardim da melhor forma. Utilize água em temperatura ambiente e de forma delicada (como em um borrifador) para não machucar as folhas e flores.

A diferença de cada estação

Cada estação tem sua particularidade e mexe com o jardim de forma diferente.
Na primavera e no verão, por exemplo, você deve regar as plantas todos os dias. Já no outono e inverno, o ideal é a cada dois dias. Confira nossas dicas de cuidados e as características de cada estação:

Primavera

Na primavera os cuidados devem ser dobrados, pois é a estação em que as plantas ficam mais suscetíveis à pragas. Mantenha a área limpa e iluminada, elimine ervas daninhas e mexa constantemente na terra.

Verão

O calor excessivo e sol forte pedem cuidados extras, assim como mais água nas regas. É a estação mais indicada para plantio, já que as raízes se expandem e as plantas se desenvolvem muito bem.

Outono

O verão passou e as plantas estão se preparando para o inverno. É hora de higienizar o jardim, adubar e manter a saúde de cada espécie.

Inverno

O inverno pede menos água e mais observação! No frio as plantas podem apodrecer facilmente, por isso as podas devem ser evitadas e apenas a limpeza (retirada de folhas amarelas e galhos secos) deve ser garantida.

Use as ferramentas de jardinagem corretas

A escolha das ferramentas e a qualidade delas falam muito sobre a saúde das suas plantas. Por exemplo, podar uma planta com uma tesoura sem fio pode prejudicar mais do que ajudar. Usar os itens certos para cada etapa de cuidado também conta muito, além de ter o básico: vassoura para grama, tesouras, pás, garfos, luvas e etc.

Outros cuidados com seu jardim? A Casas da Água ajuda!

Separamos algumas ferramentas indispensáveis para cuidar do seu jardim que você encontra aqui na Casas da Água. Confira:

Casas da Água

Siga-nos no @casasdaagua