Blog / Dicas
Publicado em 12 de junho de 2018

Cronograma de Limpeza: saiba como montar o seu

cronograma-de-limpeza

A rotina de trabalho, cuidados com a família e demais afazeres enchem as 24 horas dos dias da maioria das pessoas. Como encaixar a organização e limpeza da casa nessas poucas horas que sobram durante a semana? Pensando em deixar os dias mais leves e na distribuição de tarefas entre todos os membros da família ou moradores da casa, montamos um cronograma simples de limpeza que pode ser seguido de domingo à domingo, evitando que apenas uma pessoa fique encarregada das atividades.

Distribua as tarefas

Você mora sozinho, em dupla ou já tem filhos? Tente deixar justo para todos os lados! Se você mora com a namorada ou namorado, as tarefas podem ser divididas igualmente e, inclusive, podem ser invertidas semanalmente, para que ninguém canse de fazer a mesma função. Não pense que morar sozinho é um problema e que você não terá com quem distribuir as tarefas: quanto menos pessoas, menos bagunça e sujeira! 😀

Mantenha a rotina

Pode parecer cansativo às vezes, mas seguir o cronograma de limpeza ajuda muuuito as famílias mais bagunceiras! Com o tempo você percebe que pular tarefas em alguns dias pode lhe dar o dobro de trabalho lá na frente, por isso motive-se a terminar tudo o quanto antes, sem deixar nada para depois. Transforme a seguinte frase em um mantra: “antes uma pequena tarefa hoje do que o dobro amanhã!”

O que deve estar no seu cronograma de limpeza?

Cada casa tem um ritmo diferente, por isso você deve adaptar o cronograma ao que funciona melhor para você e sua família. Pense no que faz parte do seu dia a dia: de nada adianta colocar como tarefa o jantar todo dia (ou aos domingos para toda a semana) se você sempre janta fora. Você separa um tempo para lavar, estender, dobrar e guardar as roupas ou leva na lavanderia? Pense no que se encaixa no seu cronograma, em quanto tempo cada tarefa leva e distribua nos dias que fazem mais sentido para todos. Por exemplo, se você não fica muito em casa aos sábados, reserve para esses dias pequenas tarefas. Se as segundas-feiras são entediantes na sua casa, coloque aquele som animado e arranje mais tarefas para esse dia! 😀

Dicas extras

– Tente não pular as atividades de cada dia. Se for realmente necessário, apenas inverta-as, deixando tarefas mais leves para o dia que você precisa e as mais pesadas para quando você estiver mais tranquilo.
– Liste as tarefas que fazem parte da sua casa e estime um tempo para cada uma, assim, quando você for distribuir no cronograma, fica mais fácil visualizar quanto tempo será necessário e quais dias serão mais tranquilos.
– Imprima o cronograma para todos os membros da casa! Vale fixar na geladeira e avisar para todos que ele deve ser levado a sério.

Nossa sugestão de cronograma de limpeza

Montamos um cronograma de limpeza como exemplo, considerando tarefas que fazemos todos os dias (lavar a louça, organizar sapatos, roupas, cama, levar o lixo e etc) e tarefas mais trabalhosas divididas pela semana. É essencial que de 15 em 15 dias você reserve tempo no cronograma para limpezas mais pesadas, como janelas, paredes, ventiladores e condicionadores de ar.

Segunda:
Separar e levar o lixo – 5min
Organizar o que está fora do lugar – 20min
Lavar, secar e guardar as louças – 30min
Passar o aspirador no chão – 30min
Terça:
Separar e levar o lixo – 5min
Organizar o que está fora do lugar – 20min
Lavar, secar e guardar as louças – 30min
Lavar, estender e recolher as roupas (troca de toalhas, panos e lençóis) – 3h

Quarta:
Separar e levar o lixo – 5min
Organizar o que está fora do lugar – 20min
Lavar, secar e guardar as louças – 30min
Manutenção do banheiro (limpar o box, bacia, espelho, pia e chão) – 40min

Quinta:
Separar e levar o lixo – 5min
Organizar o que está fora do lugar – 20min
Lavar, secar e guardar as louças – 30min
Passar o aspirador no chão – 30min

Sexta:
Separar e levar o lixo – 5min
Organizar o que está fora do lugar – 20min
Lavar, secar e guardar as louças – 30min
Manutenção da cozinha (limpar geladeira, organizar despensa, limpar o fogão e etc) – 30min

Sábado:
Separar e levar o lixo – 5min
Organizar o que está fora do lugar – 20min
Lavar, secar e guardar as louças – 30min
Manutenção dos quartos (varrer, tirar o pó, organizar as bagunças da semana) – 40min

Domingo:
Separar e levar o lixo – 5min
Organizar o que está fora do lugar – 20min
Lavar, secar e guardar as louças – 30min
Manutenção da sala e varanda (varrer, tirar o pó e organizar tudo para a semana) – 30min

Casas da Água

Siga-nos no @casasdaagua