Blog / Construção
Publicado em 25 de julho de 2019

Faça você mesmo: como reformar a casa sem contratar um profissional?

reformar a casa sozinho

Sabe aquele sentimento de “deixa que eu faço”? Ele é responsável por despertar o nosso interesse por coisas novas e fazer com que a gente coloque a mão na massa – literalmente. Seguindo a tendência do faça você mesmo, por quê não começar você a própria reforma em casa? 

Na internet podemos acompanhar muita gente que já está encarando esse desafio e relatando tudo para nos inspirar e mostrar que é possível. Ficou com vontade de dar o pontapé inicial também? Siga as nossas dicas e descubra como!

Por que reformar a casa?

Estética e saúde do imóvel são os principais motivos que levam a uma reforma, às vezes um está associado ao outro. Uma parede com infiltração, por exemplo, não é seguro e nem esteticamente agradável, o que demanda uma reforma na parte interna e externa da construção.

Antes de começar a planejar a reforma defina o porquê de estar fazendo ela. Se o motivo for estética você pode seguir um caminho mais decorativo e investir em itens como móveis e eletrodomésticos, já se for por motivos de saúde e segurança a obra deve focar na parte estrutural da construção. Encontrar a razão da reforma é o ponto de partida para qualquer planejamento.

Por onde começar uma reforma em casa?

Regra número um da reforma: planejamento acima de tudo! Quando você contrata um profissional é natural que vocês conversem sobre os planos da obra, melhores materiais de construção, prazos de entrega e expectativa para o resultado final. Para fazer uma reforma por conta própria você vai passar pelo mesmo processo, só que sozinho ou com sua família e amigos que vão ajudar na obra.

Defina um orçamento, liste todos os materiais que vai precisar (desde fitas até o novo porcelanato), estipule um prazo para a finalização da reforma que coincida com a sua disponibilidade, crie um cronograma com o passo a passo da obra e invista em materiais de segurança como luvas, capacete e óculos especiais.

Como saber quais materiais devo usar?

Uma reforma de qualidade conta com dois principais fatores: técnica e bons materiais. Não adianta seguir o melhor tutorial de aplicação de revestimento no banheiro e utilizar um material de baixa qualidade que pode dar problema assim que for instalado. Para escolher os materiais você deve levar em conta qualidade, indicação de profissionais, compatibilidade com o seu tipo de reforma e procedência da marca.

Cada reforma requer uma lista de materiais, mas os mais básicos são: cimento, argamassa, concreto, pisos e instalação elétrica, por exemplo. Está em dúvida e precisa de uma ajuda para montar o orçamento e a lista de materiais? Fale com um de nossos profissionais aqui ou entre contato pelo Facebook.

Quero reformar sem fazer obra, como é possível?

Se você prefere não se arriscar e fazer uma reforma mais leve e sem grandes obras a dica é começar pelos móveis e eletrodomésticos. Vale pintar os armários, mudar o estofado do sofá, trocar os eletrodomésticos por novos ou de outros estilos, substituir o piso de alguns cômodos, pintar as paredes e investir na iluminação da casa. 

Agora é só começar!

Gostou das nossas dicas e encontrou o que procurava? Agora é só planejar, pegar a sua listinha, encontrar a Casas da Água mais próxima para adquirir todos os materiais de construção e colocar a mão na massa. Não esqueça contar para a gente como foi a sua experiência depois!

Casas da Água

Siga-nos no @casasdaagua