Blog / Construção
Publicado em 16 de Março de 2018

Cerâmica ou Porcelanato: qual escolher?

cerâmica ou porcelanato

Na hora da reforma você tem tantas opções que fica difícil escolher o melhor para a sua casa. Qual a melhor torneira? E a melhor cor para o quarto? Quando falamos de pisos, fica quase impossível decidir entre cerâmica ou porcelanato. Pensando nisso, separamos as dúvidas mais frequentes sobre estes dois tipos.

Resistência

Neste ponto a análise do local é importantíssima: quantas pessoas passarão por esse ambiente? O tráfego é muito alto? Se sim, é melhor que você escolha um material mais firme e com ótima qualidade, garantindo um piso seguro. Uma forte característica do porcelanato é a sua resistência, já que o material é constituído de uma mistura de porcelana com outros minerais, enquanto a cerâmica é uma mistura de argila com matérias inorgânicas.

Durabilidade

Comprar um piso de boa qualidade tem uma grande influência neste quesito. Pesquise sobre o fabricante e confie nas melhores marcas, além da tabela PEI, que determina quais tipos são mais resistentes e para que são indicados. O porcelanato é conhecido por ter alta durabilidade, mas tudo depende de como você vai cuidar do piso, por exemplo, é essencial o uso de produtos de limpeza específicos que não danifiquem ou desgastem as peças. Outros pontos influenciam na durabilidade: impacto, uniformidade na instalação, manutenção e etc.

Manutenção

A manutenção dos dois tipos normalmente é bem simples, um pano úmido consegue tirar a sujeira sem agredir a cerâmica ou a porcelana. Tome cuidado com os produtos que utiliza, já que alguns podem tirar a cor, deixar ranhuras e prejudicar a estrutura, diminuindo a durabilidade.

Instalação

Pode ser cerâmica ou porcelanato, a melhor instalação será feita por um profissional especializado. Assentamento, resultado final e durabilidade dependem de um serviço de qualidade.

Beleza

A cerâmica tem mais opções de desenhos e texturas, sendo a escolha certa para quem busca uma decoração diferenciada ou apenas mais opções. O porcelanato fica do lado mais clássico, com modelos lisos, desenhos simples e cores neutras. Tudo depende do que você imagina para a sua casa e do que combina com seu projeto arquitetônico!

Valor

Falando em valor, a cerâmica acaba sendo mais barata. O processo de fabricação do porcelanato faz com que ele fique mais caro e tenha suas melhorias, enquanto a cerâmica fica mais em conta. Pense no que você precisa pois trocar depois gera mais custos. Custo benefício é o mais importante!

E agora, ficou mais fácil escolher? A Casas da água conta com diversos modelos dos dois tipos de piso e, com certeza, ajudará você a encontrar o que fica melhor para a sua reforma.

Casas da Água

Siga-nos no @casasdaagua