Blog / Dicas
Publicado em 26 de julho de 2019

Manchas na parede: aprenda a limpar usando o que você tem em casa

manchas na parede

Em algum momento toda parede vai ter uma mancha, seja ela clara ou escura. As paredes sempre estão expostas, no quarto as crianças brincam de desenhar nela, na sala os móveis encostam e deixam marcas, na cozinha respinga molho durante o preparo dos alimentos e por aí vai. 

É praticamente impossível manter uma parede limpa em toda sua vida útil, mas para facilitar existem tintas mais fáceis de limpar, pisos de cerâmica feitos para lavar e técnicas para deixar a parede lisinha de novo. Quer saber mais? Continue a leitura!

Use técnicas de limpeza

A primeira dica é limpar imediatamente, não esperar a mancha secar e nem encardir porque a tendência é ficar cada vez mais difícil de limpar com o passar do tempo. Outro ponto é limpar a mancha de fora para dentro e nunca ao contrário, isso evita que ela se espalhe e suje ainda mais a parede.

Em paredes brancas vale tentar primeiro água morna com detergente, se a mancha não sair use uma mistura de vinagre branco e água morna. Para aplicar a solução utilize um pano de microfibra ou um pano macio branco fazendo movimentos leves. Vinagre branco e água morna também tira manchas de mofo!

Lápis, lápis de cor e caneta também tem solução. Para as manchas de lápis comum de grafite utilize uma borracha branca, vá apagando com cuidado para não remover a tinta da parede. Os lápis de cor e as canetas dão mais trabalho, para tirá-los mergulhe um cotonete em álcool ou acetona e vá passando por cima dos riscos até que saiam.

Colou alguma coisa na parede com fita e se arrependeu? Sem problemas, um algodão com acetona tem o poder de tirar as manchas de fita da parede. Dependendo o caso e o tempo que a fita estava lá pode ser um pouco mais complicado, mas a técnica funciona.

Como prevenir as manchas na parede?

Escolha uma tinta fácil de limpar

A melhor opção é começar escolhendo uma tinta fácil de limpar, algumas marcas criam linhas exclusivas para isso. A Suvinil, nossa fornecedora quase exclusiva, produz a tinta Suvinil Limpeza Total suavemente fosca e fácil de limpar dentro e fora de casa. Nela você remove riscos de caneta hidrográfica, giz de cera, molhos, gorduras, manchas de batom, marcas de mãos, sangue de pernilongo, poeira e fuligem com facilidade.

Troque a tinta pelo piso de cerâmica

Não tenha medo de fazer essa troca, a ideia de que piso de cerâmica só serve para o chão ou para o banheiro é equivocada. Em muitos projetos a cerâmica é escolhida para compor quartos e salas, deixando o ambiente mais aconchegante e personalizado. Importante lembrar que nem toda cerâmica é lisa e fácil de limpar, já que o objetivo aqui é encontrar maneiras de deixar a parede limpa prefira cerâmicas fáceis de lavar com água e produtos de limpeza.

Algumas paredes não são fáceis de recuperar e a única maneira é pintar novamente ou trocar a tinta por um piso, mas não veja isso como uma coisa ruim, essa pode ser a mudança que a sua casa está precisando. Procure a Casas da Água mais próxima e se apaixone pelas tintas e cerâmicas disponíveis!

Casas da Água

Siga-nos no @casasdaagua